quarta-feira, 16 de maio de 2012

Exercícios Resolvidos sobre Soma dos Ângulos Internos de um triângulo



  70º + 40º = 110º        ou      x + 70º + 40º = 180º
180º - 110º = 70º                 x = 180º - 70º - 40º 

x = 70º                            x = 70º






     90º + 35º = 125º         ou           x + 90º + 35º = 180º

180º - 125º =  55º                         x = 180º - 90º - 35º

x = 55º                                   x = 55º




  x= 180      x= 20º
                                                                       9

Os ângulos internos do triângulo medem:  40°, 60° e 80°
    
                         






 y + 120° = 180°              x + 75° = 180°               60° + 105° = 165°
y = 180° - 120°              x = 180° - 75°                 z =  180° - 165°
y = 60°                      x = 105°                          z = 15°        



                                                  

   180° - 110° = 70°


              x + x + 10° + 70° = 180°
              x + x =  180° - 10° - 70°
2x = 100°
x = 100°
    2
x = 50°


Então, os ângulos internos do triângulo medem:
50°, 60° e 70°



68 comentários:

  1. muito obrigado! consigui ir muito bem em matemática
    apesar que não gosto de matemática tirei 8 na prova muito obrigado volto aqui para olhar mais coisas thau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ana parabéns pela ajuda aos alunos!!!!!adorei sua página!!!!!parabéns!!!!

      Excluir
    2. Eu vou muito mal em matematica!!!E vc ta me ajudando muuito!!!Fiquei de recuperaçao entao estou estudando pra fazer a prova!E estou me saindo muito bem!Obrigadao bjs

      Excluir
  2. Obrigada por participar fazendo um comentário! Deixe sempre seu nome e a sua classe, caso seja meu aluno!

    ResponderExcluir
  3. adorei os exercícios estou me saindo muito bem em matemática!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que o blog lhe ajudou! Bjs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Gostei muito, vou fazer uma prova de recuperação em geometria que vai cair esse assunto. Gostei muito :)

    ResponderExcluir
  5. mto obrigada de verdade sou uma aluna de fortaleza e eu post me ajudou bastante =)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos exemplos!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  8. vou ter uma prova de matemática amanha eu espero me sair bem ^.^

    ResponderExcluir
  9. Torço para que vc vá bem na prova, afinal vc se empenhou! O fato de ter vindo até este blog buscar ajuda mostra isso!
    Volte aqui para contar como foi na prova! Abração!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito , irá me ajudar bastante na minha prova de matemática amanhã :)
    Valeu (:

    ResponderExcluir
  11. Que bom! Fico feliz de poder ajudar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu não entendi. Para essa soma não tinha uma fórmula a 180(n-2)???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa fórmula é usada para calcular a soma dos ângulos internos de um polígono Si = 180 (n-2) onde n é o número de lados do polígono. Depois de calcular a soma, dividir pelo número de lados do polígono.
      Exemplo:
      Pentágono: Si = 180 (5-2) = 180 (3) = 540º
      Para encontrar a medida de cada ângulo basta dividir 540 pelo numero de lados: 540/5 = 108º
      PS: Essa fórmula só é usada em polígonos regulares (todos os lados iguais)

      Se não me engano, eu já tinha respondido pra vc por email, porque os comentários chegam para mim, primeiro por email.

      Excluir
  13. Muito obrigada! Estou fazendo um trabalho sobre esse tema e gostei muito de todo o site. Precisava muito de exercícios e não conseguia encontrar... se puder, cloque mais? Agradecida,
    Clara, Oitavo ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Vou tentar publicar mais coisas aqui! Bjs

      Excluir
  14. Obg vc me ajudou muitooo sou daqui de sp do Colegio Tobias De Aguiar :) *.*

    ResponderExcluir
  15. olha gostei do bolg mais falta um pouco de figuras
    Clara,8°

    ResponderExcluir
  16. obrigado por esses exercicios me serviu muito para estudar para prova quando a fizer e souber a nota digo aki

    ResponderExcluir
  17. gostei muito desse blog vai me ajudar muito para fazer minha prova de geometria muito obg

    ResponderExcluir
  18. Muito bom! Os exercícios me ajudaram bastante! Isso cairá na minha prova segunda!Ahh vc tem alguma coisa no blog sobre quadrilátero?

    ResponderExcluir
  19. esses exemplos me ajudaram demais

    ResponderExcluir
  20. Adorei a matéria, estou com certa dificuldade em matemática e esses exercícios me ajudaram muito!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Muito Obrigada mesmo tirei 10,0 em Geometria!!!!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns! Valeu o seu esforço de pesquisar, de estudar, de correr atras! É isso aí! Que continue assim e tenha sempre sucesso em tudo que fizer! Bjssss

    ResponderExcluir
  23. Na Prova Desse Assunto eu Tirei 10,0 , Só Que Próximo Sábado vou fazer um teste e vim atras de exercicios e exemplos o site e muito bom valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo resultado da prova! E boa sorte no teste de sábado!

      Excluir
  24. Alguém fez um comentário hoje....dizendo que tava "louca" por causa desse assunto e o blog ajudou.....rs
    E eu, sem querer, exclui o comentário....desculpe....se quiser refaça o comentário, que eu publico...rs

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito, tenho uma prova de geometria hoje, acho vou tirar uma boa nota!

    ResponderExcluir
  26. Achava geometria meio dificil , Mas agora eu aprendi e tirei a maior nota da sala e ate a professora se surpreendeu kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Continue surpreendendo a profa....rsrs

      Excluir
  27. Muito obrigada pelo exercício! Adorei! Se puder coloque mais algumas questões!
    Anna Eulília, Pernambuco.

    ResponderExcluir
  28. Foi show! Estudei com meu filho, tanto ele quanto eu aprendemos facilmente. Agradeço de coração. Rosemery e João Victor.

    ResponderExcluir
  29. Nossa, muito bom esse blog, aprendi coisas que a minha professora não ensinou!!! MUIIITO OOBRIGADO Profª Ana !

    ResponderExcluir
  30. Muito bom o exemplo aplicado,

    ResponderExcluir
  31. nossa muito obrigado, seu blog me ajudou muito para a prova

    ResponderExcluir
  32. nossa me ajudou bastante tenho uma prova hoje tomara que me saia bem senão irei ter que fazer cuperação final e minha professora não me explica mais de uma vez obrigado pela explicação^.^

    ResponderExcluir
  33. Nosso nota, melhorei muito meu desempenho nesta matéria ..

    ResponderExcluir
  34. Vou fazer uma prova final de desenho geométrico.. Tomara que esse site tenha me ajudado =D

    ResponderExcluir
  35. me ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
  36. Obrigado querida me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  37. Tirei 10 na PROVA SZ Ameiii seus exercicios

    ResponderExcluir
  38. Muito bom ajuda dimais

    ResponderExcluir
  39. Parabéns, ajudou muito o meu irmão. Ameei

    ResponderExcluir
  40. Obrigada você me ajudou em uma prova de geometria que valia 17 bem complicada tirei 16 e nem to acreditando.
    Belo horizonte. Lara

    ResponderExcluir